VIVER SEM LER É PERIGOSO.

 



O hábito da leitura é uma prática necessária que desde os primeiros tempos se apresenta como um meio de interação e construção do dinamismo social. A leitura alarga as fronteiras do conhecimento, faz com que o leitor tenha sua visão e crítica independente em relação aos diversos assuntos que se fazem presentes na sociedade. A leitura não é apenas a decodificação de signos linguísticos, está além disto, é a compreensão de assuntos que surgem no cotidiano; é a crítica criada a partir de sua visão sobre os elementos que lhe são apresentados. Ler é compreender, é ser crítico, é imaginar, é pensar de forma independente. A prática da leitura traz benefícios: desenvolvimento da imaginação, da criatividade, da comunicação, bem como o aumento do vocabulário, conhecimentos gerais e do senso crítico.


Ao ter o exercício da leitura inserido no cotidiano o indivíduo adquire maior repertório, ampliando e expandindo seus horizontes cognitivos. Para além disso, estudos apontam que o ato de ler é muito prazeroso na medida em que reduz o stress ao mesmo tempo que estimula reflexões.


Mas, e o Brasil? Somos uma nação leitora?

Infelizmente não. Estudos apontam que no Brasil a média de leitura dos brasileiros é de 1 livro por ano. Esse dado nos deixa numa das posições baixas em relação a outros países da América Latina. Na Argentina, por exemplo, a média anual é de 12 livros por habitante. 

A partir da exposição do fato acima, podemos ter uma ideia mínima de como o habito da leitura é fraco em nosso país.

Temos em nossa literatura, muitos escritores de altíssimo nível. Mas, por que temos tanta dificuldade em tornar a leitura uma coisa rotineira e constante no nosso cotidiano?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIA MUNDIAL DA EDUCAÇÃO

APOSTOS: EXPLICATIVOS, ENUMERATIVOS E ESPECIFICATIVOS

TIRADENTES: ENTRE AS LUTAS E A LITERATURA