ARTIGO DE OPINIÃO NA PRÁTICA

 Já estamos cientes em relação à estrutura de um artigo de opinião, aos locais de circulação, ao objetivo e demais fatores que fazem desse gênero textual, uma produção digna de crédito diante da sociedade e dos meios nos quais circula.

Entretanto, é necessário recordar que este gênero textual não está distante da realidade de todos nós. Diariamente, os meios de comunicação expressam em suas redes, plataformas ou meios impressos, dezenas de notícias acerca dos mais variados assuntos, polêmicas e novidades; e para cada notícia que é apresentada, cada pessoa possui sua opinião (e lembrem, a opinião é o fator inicial em um artigo de OPINIÃO). As opiniões da sociedade possuem relevância e muitas delas ajudam pessoas que são leigas, a terem um pensamento/interpretação, a partir do discurso de uma outra pessoa.

Hoje (15/08), por exemplo, foram publicadas dezenas de notícias que tiveram suas opiniões respectivas (independente de terem sido publicadas, ou apenas ficado no pensamento das pessoas que a pensaram); cientes da necessidade de termos a compreensão dos meios de circulação dos artigos de opinião, trouxe nesta tarde, um exemplo prático da edição de um dos jornais que prestam este tão necessário serviço de informação. O print que segue abaixo, faz parte da edição de hoje, deixarei o link do jornal (recomendo aos que tiverem interesse, a visualização diária; caso possam, acesso à versão impressa, caso não, sigam com a versão virtual):

Observem algumas questões:
No lado esquerdo: Dia, mês e ano (referência à atualidade do conteúdo)
O nome da autora do texto (necessário) e sua profissão (informação adicional, não sendo obrigação a apresentação desta informação pessoal)
Logo abaixo, o texto com título, introdução, tese, argumentos e conclusão.

No lado direito: No canto superior, o nome OPINIÃO delimita a parte do jornal dedicada para a publicação de textos deste tipo, onde a voz do leitor/autor, possui espaço.

E vejam: geralmente, os artigos de opinião não se encontram no início do jornal, mas entre o meio e o fim das edições.

Vamos nos atentar na leitura dos jornais a partir de hoje? Conto com vocês! Abraços, meus queridos!



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIA MUNDIAL DA EDUCAÇÃO

APOSTOS: EXPLICATIVOS, ENUMERATIVOS E ESPECIFICATIVOS

TIRADENTES: ENTRE AS LUTAS E A LITERATURA