ARTIGO DE OPINIÃO: VAMOS RELEMBRAR?
A argumentação é o principal recurso retórico utilizado nos textos de opinião, que tem como característica informar e persuadir o leitor sobre um assunto.
Geralmente os artigos de opinião são veiculados nos meios de comunicação de massa - televisão, rádio, jornais ou revistas - e abordam temas da atualidade.
O artigo de opinião, assim como outros textos que utilizam a argumentação em seu desenvolvimento, necessitam de uma tese (ideia central do texto) e de argumentos que a sustentem e consigam persuadir o leitor, de forma favorável à visão/pensamento que o autor do artigo queira transmitir.
O artigo de opinião possui em sua estrutura, características marcantes que o fazem se destacar em relação aos outros textos de semelhante objetivo. Vamos observar algumas destas características:
- Textos escritos em primeira e terceira pessoa;
- Uso da argumentação e persuasão; (defesa da tese)
- Geralmente são assinados pelo autor;
- Produções veiculadas nos meios de comunicação; (revistas, jornais)
- Possuem uma linguagem simples, objetiva e subjetiva;
- Abordam temas da atualidade; (temas recentes, nada de algo desatualizado)
- Possuem títulos polêmicos e provocativos; (objetivando despertar curiosidade)
- Contém verbos no presente e no imperativo. (marcas de uma opinião firme)
Geralmente os artigos de opinião seguem o padrão da estrutura dos textos dissertativos-argumentativos:
Introdução (exposição): apresentação do tema que será discorrido durante o artigo; momento de contextualizar para o leitor, sobre aquilo que irá ser discutido.
Desenvolvimento (interpretação): momento em que a opinião e a argumentação são os principais recursos utilizados. Hora de defender a tese com bons argumentos.
Conclusão (opinião): finalização do artigo com apresentação de ideias para solucionar os problemas sobre o tema proposto.
Vamos observar alguns exemplos desde gênero:
EXEMPLO 01:
Comentários
Postar um comentário