TEATRO: A INVENÇÃO DA DRAMATIZAÇÃO
Vamos falar de teatro?
A INVENÇÃO DA DRAMATIZAÇÃO DE ACONTECIMENTOS/CRIAÇÕES
Quem não conhece aquelas peças infantis que causam tanta imaginação na nossa mente, instigando a imaginação, pensamento crítico e devaneios?
A maioria das histórias que tomamos conhecimento quando pequenos, já foram encenadas por meio do teatro. Sabia?
Desde "Branca de neve", "João e o pé de feijão" até musicais como "Os miseráveis", obras clássicas são adaptadas para os palcos dos grandes teatros.
Mas, não são apenas histórias derivadas de livros que ganham os palcos dos grandes teatros. Acontecimentos de grande importância (a "descoberta" do Brasil, por exemplo), momentos históricos para a humanidade (A crucificação de Jesus, como exemplo) e acontecimentos de relevância, são encenados por meio da dramatização.
Vamos compreender um pouco sobre teatro, dramatização, enredo, peça...
Teatro é uma forma de arte em que um ator ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades para o público em um determinado lugar. Com o auxílio de dramaturgos ou de situações improvisadas, de diretores e técnicos, o espetáculo tem como objetivo apresentar uma situação e despertar sentimentos no público. Também denomina-se teatro o edifício onde se desenvolve esta forma de arte, podendo também ser local de apresentações para a dança, recitais, etc.
O enredo é considerado a sucessão de fatos de uma história. Em outros termos, ele trata de um conjunto de acontecimentos sucessivos executados pelas personagens em espaço e tempo específicos.
A encenação teatral pode ser então entendida como a manifestação cênica de um discurso, utilizando elementos visuais e sonoros, a partir de uma ideia principal.
Você conhece o Teatro mais famosos do Brasil e o de Pernambuco?
No nível nacional, o Theatro Municipal de São Paulo é o mais conhecido. Vejamos uma foto:
Comentários
Postar um comentário