ESCRITORES NEGROS BRASILEIROS
Recentemente, celebramos o dia da consciência negra no Brasil. O dia 20 de novembro marca a memória das lutas dos negros e da sociedade contra o racismo que durante tantos anos persistiu e (infelizmente) ainda persiste nas práticas sociais e diárias do nosso país. A luta por espaço, pelos mesmos direitos e pela reparação histórica de tantos absurdos cometidos contra o povo negro, é revivida e a cada ano, lança um lembrete à sociedade: "o racismo é intolerável".
Na nossa literatura nacional, temos grandes personalidades que durante muito tempo tiveram seus escritos encarados como sendo de pessoas brancas, suas imagens "embranquecidas" para que pudessem ser difundidas pelos meios sociais e um apagamento do povo negro como produtor de cultura e de obras literárias.
Um dos nomes mais conhecidos da literatura nacional brasileira, Machado de Assis, teve durante um bom tempo, sua imagem embranquecida, para que se pudesse olhar apenas para sua obra e ignorar aquele que a escreveu.
Temos na nossa literatura nacional, nomes de grandes personalidades que são pouco conhecidas e que suas obras possuem um pequeno alcance, fato ocasionado pelo grande preconceito estabelecido na nossa comunidade de descredibilizar a produção negra.
Nomes como os de: Conceição Evaristo, Carolina Maria de Jesus, Toni Morrison, Djamila Ribeiro, Chimamanda Ngozi Adichie, Angela Davis, Jarid Arraes, Marcelo Darcelo D'Salete.
Na literatura clássica, temos como exemplo: Luiz Gama (1830-1882), Machado de Assis (1839-1908), Cruz e Sousa (1861-1898), Lima Barreto (1881-1922).
Quais desses escritores você conhecia?
Comentários
Postar um comentário