RIQUEZA LITERÁRIA BRASILEIRA


Você conhece a riqueza literária do nosso país?
Em breve, estaremos vivenciando um grande projeto literário e sabemos uma parcela da nossa população consome muita literatura estrangeira; mas será que enquanto brasileiros, conhecemos a grandiosidade de escritores que existem na nossa literatura?

Quem nunca ouviu falar de nomes como Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Machado de Assis, João Guimarães Rosa, Monteiro Lobato, Vinícius de Moraes, Rachel de Queiroz, Álvares de Azevedo, Raul Pompéia e tantos outros grandes nomes da nossa literatura?

São escritores que deixaram um grande legado na escrita e que suas obras atravessam gerações. Elevam a literatura brasileira diante de outras escritas internacionais e colocam o Brasil em lugar de destaque com suas produções e genialidade incomparáveis. Quem nunca ouviu falar no "Sítio do Pica-pau amarelo"? Ou se encantou com a história de resistência de Macabéa? Quem nunca viajou no Grande sertão: veredas de Riobaldo e Diadorim? e tantas outros universos que só existem em nossas obras?

Não foi à toa que tivemos em 1922, uma semana nomeada de "semana de arte moderna". Nossa literatura se manifesta de diversas maneiras ao longo da história, para que se possa fazer uma divisão de forma coerente, os estudiosos da língua dividem esses períodos em "escolas literárias". Cada escola literária (período de produção) possui sua própria característica, forma de escrita, estilo, linguagem, estrutura.
No Brasil, um dos períodos que mais se destaca é o da escola literária do Realismo que conta com nomes do nível de Machado de Assis.

Na literatura contemporânea, temos nomes fabulosos, podemos destacar como exemplo José Mauro de Vasconcelos, que possui destaque literário com sua obra "O meu pé de Laranja Lima".

Você possui algum escritor nacional preferido?




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIA MUNDIAL DA EDUCAÇÃO

APOSTOS: EXPLICATIVOS, ENUMERATIVOS E ESPECIFICATIVOS

TIRADENTES: ENTRE AS LUTAS E A LITERATURA